Escada de fibra de vidro X Escada de alumínio

By | 23/07/2016

Hoje trouxemos um comparativo de dois modelos de escadas. Embora para finalidades diferentes, é possível de compará-las: escada de fibra de vidro W Bertolo e a escada de alumínio Botafogo.

Sabemos que estes dois modelos de escadas são para fins diferentes, a primeira tendo como o público principal os profissionais de pintura, instalação de objetos mais altos e a segunda é destinada aos serviços mais simples, domésticos e bem longe de quem ganha dinheiro arriscando-se pendurado em uma escada.

O intenção aqui é mostrar os dois produtos e deixar claro que, embora uma escada mais robusta seja mais cara, ela é sem sombra de dúvidas muito mais segura do que a oponente mais barata. Porém, se você abre mão da segurança e quer apenas uma escada doméstica barata, recomendo parar a leitura por aqui porque este texto infelizmente não é para você.

Escada e energia elétrica? Jamais use uma de alumínio

Sabidamente, usar uma escada de alumínio na manutenções elétricas é muito mais arriscado do que uma escada de fibra de vidro, visto que a primeira é feita em metal condutivo e a segunda é isolante. Então, se você precisa de uma escada para serviços, ainda que pequenos, que envolve energia elétrica ou que fique próximos a fios de energia elétrica, JAMAIS use uma escada de alumínio. O risco com choques elétricos é grande e em muitas vezes fatal. Espero que sua vida não valha apenas uns R$ 300,00.

Capacidade da minha escada

Uma grande preocupação de quem precisa subir em uma escada é com a capacidade que este equipamento tem de suportar o peso da pessoa e dos materiais que ela carrega, seja uma lata de tinta ou uma caixa com quinquilharias. Neste caso, os dois modelos têm capacidade igual, suportando 120kg cada uma delas. Mas por favor, se você tem 110kg de peso, tenha em mente que você pode subir na escada com um objeto de até 10kg.

Estabilidade da escada

Outro ponto extremamente importante é a estabilidade da escada. Sempre verifique se há apoios e travessas que segurem as pernas da escada, se possível em X que garantem maior resistência e estabilidade pela transferência de forças quando há os deslocamentos laterais. Neste caso, apenas o modelo de fibra de vidro da W Bertolo tem estas travessas. Portanto, ponto para a escada de fibra de vidro.

Jamais coloque qualquer escada em um piso desnivelado ou escorregadio sem qualquer proteção. Subir em uma escada apoiada na grama pode não ser uma ideia tão boa se você não tiver vontade de ter um contato mais de perto com a clorofila. Um piso molhado pode gerar o mesmo problema. Por isso é importante verificar se há proteção nos pés da escada. De novo a escada de fibra de vidro leva vantagem neste quesito, embora há pezinhos (no diminutivo mesmo) na escada de alumínio, eles são muito pequenos e desgastam facilmente. Eu mesmo já precisei comprar vários deles quando ainda teimava com o custo menor sem levar em conta a segurança.

Peso da escada

Agora não há como escapar, quem leva a melhor neste ponto é a escada de alumínio Botafogo. Com seus 3,5kg de peso contra 8,5kg da W Bertolo.

Quanto dura uma escada?

Embora os dois materiais sejam resistentes à corrosão, os parafusos, rebites, correias e as partes plásticas também fazem parte do produto e também têm uma vida útil, que muitas vezes não é igual ao restante do conjunto. A correria de tecido que mantém as duas partes da escada Botafogo pode esgarçar e desgastar mais facilmente do que uma dobradiça metálica. Não há como lubrificar um tecido, já uma gota de óleo diminui muito o atrito da dobradiça, garantindo maior durabilidade.

Garantia da escada

Por lei, qualquer produto no Brasil deve ser vendido com ao menos 90 dias de garantia e quando comparamos estes dois produtos têm este tempo ligeiramente diferente: “apenas” 30 meses um mais do que o outro. É isso mesmo, o fabricante Botafogo garante 36 meses a escada de alumínio, enquanto a W Bertolo dá garantia de apenas 6 meses. Mas isso não quer dizer que em 7 meses a sua escada de fibra de vidro irá desmanchar, porém usar a escada Botafogo para fins profissionais poderá ir contra o termo de garantia e não será possível reclamar.

Conclusão

E aí? Quem levou a melhor? Bom, gostaria que você avaliasse cada um destes problemas para a sua finalidade pessoal. Se o seu uso será apenas para tirar o pó dos móveis mais altos da sua casa, pegar algumas peças na cozinha no armário em cima da geladeira, uma escada de alumínio lhe servirá. Mas, se sua intenção é fazer pinturas profissionais, instalar suportes e armários diariamente, você precisa de uma escada mais firme e durável para o trabalho. Não há como escapar, terá que investir um pouco mais. Porém tenha certeza de que estará comprando algo que lhe acompanhará por um longo tempo.

Escada de alumínio X Escada de fibra de vidro? Qual é a melhor?

Onde comprar?

Clique nas imagens para ir para a loja