Por que a escolha da escada correta é importante

escada-multifuncional-polishop-super-ladder-03

A melhor escada

Há trabalhos que simplesmente não podem ser feitos sem o auxílio de uma escada de qualidade. Adquirir um modelo escada errado ou de algum fabricante com qualidade duvidosa pode acarretar consequências desastrosas. Os resultados do uso de uma escada incorreta ou de um equipamento ruim são refletidos diretamente no alto número de acidentes reportados no Brasil e no mundo. Por isso, a escolha da melhor escada é vital.

Todos os anos mais de 90.000 pessoas são encaminhadas para prontos-socorros só nos Estados Unidos, resultado de escolhas erradas de equipamentos de trabalho, incluindo as escadas. Este número do Brasil é praticamente o dobro. Não apenas por causa de fabricantes de produtos com qualidade inferior, mas muitas pessoas sofrem acidentes em escadas simplesmente porque usam o equipamento errado para o trabalho.

Cada escada é projetada para um trabalho específico. Tentar fazer de uma simples escada um equipamento multiuso, é a receita perfeita para o desastre.

Escolha da escada para seu uso

Existem diversos tipos de escadas disponíveis no mercado, cada qual adequada para o tipo de trabalho. O primeiro modelo é a escada de acesso. Este provavelmente é o tipo mais comum de escada para trabalhos em casa e até em empresas pelo mundo. O manuseio deste tipo de escada é o mais simples possível.

Estas escadas tem sustentação própria, o que quer dizer que não exigem uma parede ou outra superfície para se apoiarem. Isto faz destes modelos perfeitos para serem usadas no meio de uma sala ou ao ar livre onde não é possível apoiar a escada.

Escada extensíveis são extremamente comuns. Estas escadas exigem uma estrutura segura para se apoiarem. A base da escada deve ser colocada firmemente no chão e apoiada na parede ou outra estrutura, permitindo que o usuário a estenda até a altura necessária para executar o serviço em segurança, com o auxílio de cordas e ganchos.

Uso errado de uma escada

Esse é corajoso

Um dos modelos mais seguros de escadas disponíveis no mercado atualmente tanto para uso doméstico quanto para uso comercial é a escada com plataforma e parapeito. A plataforma com parapeito, inserido no último degrau, permite um trabalho confortável e seguro, como não acontece na maioria das outras escadas. E além disso permite que se utilize as duas mãos para o trabalho em cima da escada. Isto economiza tempo e garante segurança no trabalho.

 

Estes são apenas alguns dos vários modelos de escadas disponíveis no mercado. Se você precisa executar um trabalho que requer uma escada, o melhor caminho é consultar um especialista.

Lembre-se sempre: segurança em primeiro lugar. Se você ficou em dúvida, é melhor não arriscar e pedir conselhos a quem entende.