Tipos de escadas e seus usos

Tipos de escadasA tecnologia nunca deixa de surpreender e muitos dizem que estamos apenas na ponta do iceberg. Quando se dá um passo atrás para observar o que a humanidade tem conseguido até agora, é fácil confirmar isso por muitos dos itens diários ao nosso redor, como um liquidificador, ventiladores, secadores de cabelo ou a escada simples.

Nós humanos sempre tivemos a necessidade de ir além do nosso alcance, a literalmente a outros patamares. Uma escada é um exemplo mais vivo disto. O que começou como uma corda simples e madeira evoluiu para múltiplas variações, utilizando-se materiais cada vez mais duráveis e seguros.

Desde alcançar uma prateleira alta, acesso ao sótão, deslizando sobre uma estante de biblioteca ou subir em cima da casa, há muitos usos para uma escada. Tentaremos aqui detalhar os tipos das escadas e seus usos mais comuns nos próximos parágrafos.

Tipos de escadas

Muitas escadas hoje são feitas de alumínio e de fibra de vidro, já que são materiais leves e resistentes, tornando-as fáceis para manusear. Dispensando a necessidade de acabamentos protetores como verniz e outros, seus principais componentes são resistentes à umidade e pouco sofrem os efeitos da corrosão.
Uma escada resistente ao fogo é a principal característica para um bombeiro e outras aplicações quando necessário. Vejamos os cinco tipos específicos de escadas:

Escada de acesso ou domésticaescada doméstica banqueta

Quando você precisa de apenas de 30 ou 60cm a mais de altura, uma escada de acesso é a opção mais óbvia. Provavelmente é o modelo mais comum de escada presente na maioria das residências. Uma escada de acesso auxilia as tarefas mais simples em uma casa, como trocar uma lâmpada por exemplo. Fácil de guardá-las e com preço bastante acessível, é o investimento mais indicado para qualquer casa ou apartamento.

Escada duplaescada dupla rotterman modelo A

Escada dupla ou de pintor é mais usada quando é necessário alcançar o topo de um depósito, fazer uma pintura até o telhado ou realizar tarefas de final de ano como pendurar enfeites ao redor da casa ou árvore para o Natal.
Conhecida também como escada modelo “A” por parecer a letra A quando aberta e vista de lado, já que este modelo contém as travessas de segurança para evitar que a escada se feche ou abra com você lá em cima.

Alguns modelos destas escadas contam com uma pequena plataforma ou ganchos próprios para pendurar materiais de pintura ou ferramentas, economizando assim o tempo de descer e subir novamente durante o serviço.

Escada extensívelescada extensível cogumelo

Uma escada extensível permite você trabalhar com apenas um seção das duas ou três disponíveis. A vantagem deste modelo de escada é que ela pode ser ajustada de acordo com a altura necessária.
A última seção normalmente contém ganchos especiais de segurança, anatômicos, tornando assim o trabalho menos perigoso no topo da escada.

 

Escada telescópicaescada telescópica de alumínio Belfix

A escada telescópica tem a mesma função da escada extensível descrita anteriormente, porém com a praticidade de permitir ser ajustada degrau por degrau.
Esta característica faz deste modelo de escada super portátil e simples de ser guardada por ficar extremamente compacta.

Escada fixa

Quando fixas a um prédio ou a uma estrutura, estes tipos de escadas são chamadas de escadas fixas. Estas escadas são comumente usadas em áreas externas para escapes de incêndio, quando não existe possibilidade na estrutura para tal dentro do prédio. E também escada fixa de acessoquando o uso desta escada é eventual. Quando sua extensão excede uma determinada altura, normalmente 5 a 6 metros, usa-se uma plataforma de segurança.

Como você pode ver, existem diversos modelos de escadas, portanto escolher o modelo certo para sua necessidade é o mais importante. Prestando atenção na carga que a sua escada deverá suportar, especialmente se você precisar que sua escada aguente mais do que 150kg, você precisará de equipamentos profissionais ou até industriais.
Em tempo, esteja seguro de alcançar novos patamares por muitos e muitos anos 😉